ONU aprova resolução do Conselho de Segurança exortando à prestação de assistência adicional a Gaza.

Por Valor — São Paulo

22/12/2023 15h18 Atualizado há um dia

O Conselho de Segurança da ONU aprovou hoje uma resolução que solicita aumento da assistência humanitária na Faixa de Gaza e a criação de “condições para um fim duradouro das hostilidades” após uma semana de intensas discussões devido à linguagem utilizada no texto.

A proposta dos Emirados Árabes Unidos estava agendada para ser votada na segunda-feira, no entanto, a objeção dos Estados Unidos a uma parte do texto adiou a votação para que diplomatas pudessem revisar o texto, de modo que os americanos não vetassem a proposta, já que o país tem poder de veto no conselho.

A proposta original condenava todas as formas de terrorismo e solicitava o “fim das hostilidades”, frase que desagradou os EUA, que preferem o termo “suspensão das hostilidades”.

Os EUA e a Rússia se abstiveram da votação, enquanto outros 13 membros do conselho votaram a favor da medida.

As alterações foram feitas noite passada. Após apoiar o novo texto, a embaixadora dos EUA na ONU, Linda Thomas-Greenfield, afirmou que o país, o aliado mais próximo de Israel, apoia a proposta, de acordo com a “Associated Press”. A abstenção dos EUA impediu que uma terceira proposta solicitando o cessar-fogo em Gaza fosse vetada.

Siga nosso canal e receba as notícias mais importantes do dia!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *