O Supremo Tribunal Federal (STF) inicia o julgamento de mais 29 processos contra os acusados dos atos golpistas ocorridos em 8 de janeiro.

Por Luísa Martins, Valor — Brasília

15/12/2023 10h50 Atualizado há um dia

O Supremo Tribunal Federal (STF) deu início ao julgamento, nesta sexta-feira (15), de um novo grupo de processos penais envolvendo acusados de participação nos eventos golpistas de 8 de janeiro. Nessa nova leva, estão sendo analisados 29 processos em sessão virtual. A probabilidade é que os réus sejam condenados, seguindo o voto do relator, ministro Alexandre de Moraes.

Devido ao recesso do Poder Judiciário na próxima semana, a sessão eletrônica será concluída somente no retorno dos trabalhos, no início de fevereiro.

Os réus, denunciados pela Procuradoria-Geral da República (PGR), são acusados de crimes como associação criminosa, golpe de Estado e danos ao patrimônio histórico.

Eles são considerados os “executores” dos atos antidemocráticos, ou seja, aqueles que efetivamente invadiram e vandalizaram os prédios dos Três Poderes em Brasília.

Até o momento, foram acusados 1.412 indivíduos, dos quais 30 já foram condenados. As penas variam de três a 17 anos de prisão, além de uma multa coletiva de R$ 30 milhões.

Siga nosso canal e receba as notícias mais importantes do dia!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *