O índice Ibovespa alcança pela quarta vez consecutiva uma nova marca nesta semana, chegando próximo dos 133 mil pontos.

Por Matheus Prado, Valor — São Paulo

22/12/2023 18h24 Atualizado há um dia

O Ibovespa encerrou a sessão em alta e atingiu um novo recorde intradiário, ultrapassando os 133 mil pontos, e de fechamento – o quarto na semana, ainda impulsionado pelas expectativas globais de juros mais baixos em 2024 e com a liquidez em queda devido à proximidade do fim do ano. Os bancos e a Petrobras foram algumas das principais influências positivas durante a sessão. O índice teve um ganho de 1,96% na semana.

No final do dia, o índice subiu 0,43%, chegando a 132.753 pontos. Na mínima do dia, atingiu os 132.094 pontos e, na máxima, os 133.035 pontos. O volume financeiro negociado durante a sessão (até às 18h30) foi de R$ 14,94 bilhões no Ibovespa e R$ 20,99 bilhões na B3. Em Nova York, o S&P 500 teve um aumento de 0,17%, chegando a 4.754 pontos, o Dow Jones fechou com uma queda de 0,05%, atingindo os 37.385 pontos e o Nasdaq teve um aumento de 0,19%, chegando a 14.992 pontos.

Com a redução da liquidez nos mercados devido ao fim do ano se aproximando, o Ibovespa oscilou entre território positivo e negativo durante a manhã de hoje, mas firmou uma tendência de alta durante a tarde. Globalmente, os investidores analisaram os dados de novembro do PCE, o indicador de inflação preferido do Federal Reserve (Fed), que mostrou certa acomodação. O crescimento contínuo dos mercados nas últimas semanas limitou movimentos mais significativos, mas o índice continuou a atingir novos recordes históricos.

Na sessão, destaque para a Petrobras, com as ações ordinárias subindo 1,34% e as preferenciais registrando um aumento de 0,96%, apesar do Brent ter mudado para uma queda no final do dia. No âmbito corporativo, a empresa assinou um contrato com a Enauta para vender sua participação total nos campos de Uruguá e Tambaú, em águas profundas no pós-sal da Bacia de Santos. Além disso, confirmou que está estudando uma parceria com a Mubadala Capital para investir em refino no Brasil.

Entre os bancos, as ações do Itaú PN tiveram um aumento de 1,59%, o Bradesco PN avançou 0,87% e as units do Santander tiveram um aumento de 0,51%, após o Conselho Monetário Nacional (CMN) regularizar a lei que estabelece um limite de 100% de juros no crédito rotativo do cartão e a nova regra de juros sobre capital próprio (JCP) ser aprovada pelo Congresso. “O setor está se saindo bem porque alguns riscos regulatórios estão sendo superados, com resultados melhores do que o esperado”, disse um gestor.

Siga nosso canal e receba as notícias mais importantes do dia!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *