O índice de preços ao produtor na zona do euro diminui 8,6% em janeiro em comparação com o ano anterior.

O índice de preços ao produtor (PPI) de janeiro na zona do euro registrou uma queda anual de 8,6%, conforme divulgado pela Eurostat, a agência de estatísticas da União Europeia. Esta redução representa uma melhoria em relação ao mês anterior, dezembro, quando a queda foi de 10,6%.

Em comparação com as expectativas dos economistas consultados pelo The Wall Street Journal, a queda de janeiro superou as previsões, uma vez que o consenso apontava para um recuo de 8%. Na avaliação mensal, o PPI de janeiro apresentou uma redução de 0,9%, mesma variação registrada em dezembro (com ajustes), superando também as expectativas do consenso, que apontavam para uma queda de 0,2%.

Ao excluir o setor de energia, o PPI de janeiro teve uma queda anual de 1,5%, mas apresentou um aumento de 0,2% em relação a dezembro.

A queda anual do PPI em janeiro foi impulsionada por uma redução de 21,3% nos preços do setor energético e uma retração de 5,8% nos bens intermediários. Por outro lado, os preços dos bens de capital aumentaram 2,1%, os bens de consumo duráveis avançaram 1,1% e os bens de consumo não duráveis tiveram um aumento de 2%.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *