O índice de atividade industrial do Empire State registra uma queda maior do que o previsto.

Por Gabriel Caldeira, Valor — São Paulo
15/12/2023 13h37 Atualizado há um dia
O índice Empire State, que avalia a atividade industrial no distrito de Nova York pelo Federal Reserve (Fed), registrou uma queda significativa de 9,1 em novembro para -14,5 pontos em dezembro, um resultado muito pior do que os 4 pontos estimados por analistas consultados pelo “Wall Street Journal”.

De acordo com o Fed de Nova York, responsável por sua publicação, a leitura de dezembro mantém a tendência volátil do indicador, oscilando em torno dos -8,6 pontos, média observada no ano passado.

Além da queda no indicador geral, houve recuos em diversos índices entre novembro e dezembro: novas encomendas, de -4,9 a -11,3 pontos; remessas, de 10 a -6,4 pontos; encomendas não realizadas, de -23,2 a -24 pontos; estoques, de 9,1 a -5,2 pontos; tempo de entrega, de -6,1 a -15,6 pontos; preços pagos, de 22,2 a 16,7 pontos; e número de funcionários, de -4,5 a -8,4 pontos.

Apenas os índices de preços recebidos (11,1 a 11,5 pontos) e a média da semana de trabalho do funcionário (-3,8 a -2,4 pontos) melhoraram em dezembro.

Por outro lado, o índice de condições futuras mostrou que a indústria de Nova York está menos pessimista. O dado subiu de -0,9 em novembro para 12,1 pontos neste mês. No entanto, o número ainda indica que as empresas não estão tão otimistas quanto à melhora das condições nos próximos seis meses, de acordo com o Fed de Nova York.

Confira aqui o relatório completo da distrital do banco central dos Estados Unidos.
Siga nosso canal e receba as principais notícias do dia!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *