O índice composto do PMI dos Estados Unidos atinge o nível mais alto em 5 meses.

Por Gabriel Caldeira, Valor — São Paulo

15/12/2023 13h05 Atualizado há um dia

O índice de gerente de compras (PMI) composto dos Estados Unidos aumentou de 50,7 para 51 pontos entre novembro e dezembro, de acordo com a leitura preliminar da S&P Global. Com esse resultado, o dado que engloba a atividade nos setores de serviços e indústria alcançou o seu nível mais alto nos últimos cinco meses.

O PMI de serviços, por sua vez, subiu de 50,8 para 51,3 pontos nesse período, também alcançando o seu nível mais alto desde julho. Essa leitura contrariou a previsão de uma pequena queda para 50,7 pontos feita por analistas consultados pelo “Wall Street Journal”.

Por outro lado, o PMI industrial dos Estados Unidos caiu de 49,4 para 48,2 pontos, chegando ao seu nível mais baixo dos últimos quatro meses. Nesse caso, o mercado esperava uma leve alta para 49,5 pontos.

De acordo com Chris Williamson, economista-chefe de negócios da S&P Global, os dados preliminares mostraram que a economia dos Estados Unidos teve um leve impulso no final do ano. “Condições financeiras mais flexíveis ajudaram a impulsionar a demanda, a atividade comercial e o emprego no setor de serviços, além de também ajudarem a aumentar as expectativas de produção futura”, afirma ele.

Veja aqui o relatório completo da S&P Global.

Siga nosso canal e receba as notícias mais importantes do dia!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *