O governo firma um acordo de aumento salarial para a Polícia Federal e a Polícia Rodoviária Federal.

Por Isadora Peron, Valor — Brasília

29/12/2023 13h14 Atualizado há um dia

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos assinou na quinta-feira (28) acordos para ajustar os salários dos membros da Polícia Federal (PF) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

No total, os acordos preveem aumentos para seis carreiras de segurança pública, que serão pagos em três vezes: agosto de 2024, maio de 2025 e maio de 2026. As carreiras contempladas na PF são delegados, peritos, agentes, escrivães e papiloscopistas.

Dependendo da classe, o aumento pode chegar a 22,6%. Esse é o caso dos delegados que estão no topo da carreira e, em 2026, terão um salário superior a R$ 41,3 mil. Atualmente, o teto do funcionalismo público é de R$ 41,6 mil.

O reajuste proposto para a PF é maior do que o oferecido ao serviço público em geral, que receberá 9% pagos em 2025 e 2026. No próximo ano, a proposta abrange apenas o aumento dos benefícios, como o auxílio-alimentação.

Segundo o Ministério, apenas em 2023, foram firmados oito acordos, sete em negociações específicas e um de reajuste geral para todos os servidores públicos federais.

O reajuste para os policiais foi um assunto acompanhado de perto pelo diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues, e pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino. Assim que assumiu o cargo, em janeiro, Rodrigues se comprometeu a trabalhar pela demanda da categoria.

O acordo também foi comemorado pelo presidente da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF), Luciano Leiro. “A proposta representa um avanço significativo para os policiais federais, que esperavam há muito tempo pelo reconhecimento de seus esforços”, disse ele.

No entanto, ele lamentou que os servidores da administração tenham ficado de fora do acordo e que o aumento de 7,7% para a terceira classe tenha sido inferior ao dos servidores em geral.

Siga nosso canal e receba as notícias mais importantes do dia!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *