No ano de 2024, haverá 12 feriados bancários em todo o país e dois dias com horário de expediente diferenciado.

Por Eulina Oliveira, Valor — São Paulo

15/01/2024 10h24 Atualizado há 21 horas

O ano de 2024 contará com 12 feriados nacionais em que o expediente bancário estará suspenso, de acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Destes, quatro serão durante os finais de semana, quando as agências já não atendem o público presencialmente.

A Resolução n.º 4.880, de 23 de dezembro de 2020, do Conselho Monetário Nacional (CMN), estabelece que sábados, domingos e feriados de abrangência nacional, incluindo a segunda-feira (12/02) e a terça-feira (13/02) de Carnaval, não são considerados dias úteis para operações bancárias.

Na Quarta-Feira de Cinzas (14/02), o expediente iniciará às 12h, no horário local, e encerrará no horário normal de fechamento das agências, como informado pela Febraban em comunicado.

Nas localidades onde as agências fecham antes das 15h, o expediente bancário será antecipado de modo a garantir, no mínimo, 3 horas de atendimento presencial ao público.

Os demais feriados bancários ao longo de 2024 são: Sexta-feira da Paixão (29 de março), Tiradentes (21 de abril), Dia do Trabalho (1 de maio), Corpus Christi (30 de maio), Independência do Brasil (7 de setembro), Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro), Dia de Finados (2 de novembro), Proclamação da República (15 de novembro), Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra (20 de novembro) e Natal (25 de dezembro).

O Dia 20 de novembro passou a ser feriado em todo o país em 2023. Anteriormente, já era feriado em seis estados (Mato Grosso, Rio de Janeiro, Alagoas, Amazonas, Amapá e São Paulo) e em mais de 1.000 cidades devido a leis municipais e estaduais.

E no último dia útil do ano, que será em 31 de dezembro de 2024, as agências bancárias tradicionalmente não abrem ao público.

A Febraban recomenda que os clientes utilizem preferencialmente os canais digitais, como sites e aplicativos bancários, para realizar transferências e pagar contas nos dias em que as agências estiverem fechadas.

Carnês e contas de consumo (como água, energia, telefone, etc.) vencidos nos feriados ou no último dia útil do ano poderão ser pagos sem acréscimo no dia útil seguinte. Normalmente, os tributos já são ajustados às datas dos feriados, sejam eles federais, estaduais ou municipais.

Siga nosso canal e receba as notícias mais importantes do dia!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *