Netanyahu e seus aliados expressam desaprovação em relação à visita de um membro do Gabinete de Guerra de Israel aos Estados Unidos.

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, juntamente com os seus aliados, expressaram críticas em relação à visita do ex-ministro da Defesa e membro do Gabinete de Guerra, Benny Gantz, a Washington, conforme reportado pelo “Financial Times” (FT). Esta agenda surge num momento de crescente tensão na relação entre o líder israelita e a Casa Branca.
Gantz informou Netanyahu na semana passada sobre os seus planos de se encontrar com autoridades dos EUA, com o intuito de poderem “coordenar mensagens”. No entanto, em sinal de descontentamento por parte do primeiro-ministro, a embaixada israelita em Washington recebeu instruções para boicotar as reuniões de Gantz, conforme reportado pelo “FT”.
Entretanto, os aliados de Netanyahu acusaram Gantz de agir como um “Cavalo de Tróia” contra os interesses de Israel. Através das redes sociais, Dudi Amsalem, ministro do partido Likud de Netanyahu, descreveu Gantz como a figura que os americanos provavelmente veem como “a pessoa responsável por liderar o processo em direção a um Estado Palestino e a cessação dos conflitos em Gaza”.
Na segunda-feira (4), Gantz tem agendadas reuniões com a vice-presidente dos EUA, Kamala Harris, bem como com o conselheiro de segurança nacional, Jake Sullivan, juntamente com influentes parlamentares republicanos e democratas no Congresso americano.
De acordo com o “FT”, esta viagem tem como objetivo fortalecer os laços com Washington, assegurar a continuidade da assistência militar dos EUA e discutir várias iniciativas diplomáticas, incluindo o acordo de prisioneiros com o Hamas. Autoridades americanas indicaram que o presidente Joe Biden está crescendo em frustração face a Netanyahu, à medida que a relação entre ambos se torna mais tensa devido ao conflito entre Israel e o Hamas na Faixa de Gaza.
Não se esqueça de seguir o nosso canal e ficar a par das notícias mais importantes do dia!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *