Janot evita responder sobre o discurso de Lula e elogia o de Gonet como ‘brilhante’.

Por Isadora Peron, Valor — Brasília
18/12/2023 11h31 Atualizado há 17 horas

O ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot evitou comentar o discurso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante a posse de Paulo Gonet, que comandará o Ministério Público Federal (MPF) pelos próximos dois anos. Questionado pelo Valor, disse apenas que a fala do novo PGR foi “excelente”.

Em seu discurso, Lula não mencionou a Operação Lava-Jato, mas disse esperar que o MPF não condenasse inocentes em busca de manchetes em jornais.

Janot foi o nome que comandou a PGR no auge da Lava-Jato. Ele exerceu o cargo entre 2013 a 2017 e foi o responsável por criar a força-tarefa de Curitiba. Foi a partir da atuação dos procuradores no Paraná que Lula foi condenado à prisão na ação envolvendo o caso do tríplex do Guarujá.

Janot sentou na primeira fileira do auditório, espaço reservado aos ex-PGRs, e ficou frente a frente com o petista.

Durante o discurso de Lula, ele evitou aplausos efusivos. Em sua fala, Gonet disse que iria atuar de maneira técnica, não em busca de “palco e holofotes”.

Além de Janot, outros ex-PGRs também compareceram, entre eles Raquel Dodge, que substituiu Janot no cargo. Também esteve no local Augusto Aras, que foi preterido por Lula este ano. Ele foi indicado por Jair Bolsonaro (PL) e ficou por quatro anos à frente da instituição.

Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) também acompanharam a cerimônia, entres eles Gilmar Mendes e Alexandre de Moraes, os principais apoiadores da indicação de Gonet, Cristiano Zanin, Dias Toffoli e Kassio Nunes Marques. O ministro Edson Fachin representou o presidente do STF, Luís Roberto Barroso, na mesa de autoridades.

Aprovado para o STF, Flávio Dino também compareceu. Ele foi sabatinado e teve o nome aprovado pelo Senado no mesmo dia que Gonet, na semana passada.

Siga nosso canal e receba as notícias mais importantes do dia!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *