Ibovespa registra alta em sessão com menor volume de negociações devido ao feriado nos Estados Unidos

Em destaque
Por Matheus Prado, Valor — São Paulo
15/01/2024 18h22 Atualizado há 13 horas

Devido à baixa liquidez causada pelo feriado de Martin Luther King nos Estados Unidos, o índice Ibovespa iniciou o dia de hoje (15) com uma queda, mas acabou subindo durante a tarde e encerrando o dia em alta. As ações de bancos e da Petrobras contribuíram para um desempenho positivo no final do dia.

O índice fechou em alta de 0,41%, atingindo 131.521 pontos. Nas mínimas intradiárias, chegou a 130.253 pontos e, nas máximas, alcançou 131.606 pontos. O volume financeiro negociado na sessão (até as 18h15) foi de R$ 8,42 bilhões no Ibovespa e R$ 12,25 bilhões na B3.
Sem atividades nos Estados Unidos e sem uma clara direção vinda das últimas sessões, o Ibovespa começou o dia com uma queda, pressionado principalmente pelas ações de exportadoras de commodities metálicas. No entanto, ao longo do dia, o índice passou a mostrar uma dinâmica mais positiva, impulsionado pelas ações da Petrobras (com crescimento de 1,07%) e pelos bancos (destacando-se Banco do Brasil ON, que subiu 1,96%).
“Assim como o mercado local não escapou da piora do humor global no terceiro trimestre do ano passado, também sofremos com alguma acomodação dos ativos lá fora neste início de ano, em um movimento que pode ter ocorrido para antecipar possíveis dados de inflação mais fortes do que o esperado, como o CPI de dezembro”, afirma Thalles Franco, sócio e gestor da RPS Capital.
O executivo acredita que a volatilidade deve continuar alta até que fique claro quando o Federal Reserve (Fed) começará a reduzir as taxas de juros, mas espera que o mercado local retome uma trajetória mais positiva a curto prazo. “E a aposta continua sendo em ações sensíveis às taxas de juros, que não tiveram um bom desempenho durante o rali e ainda estão subvalorizadas. Por outro lado, não temos uma visão muito clara para commodities no momento.”
Siga nosso canal e receba as principais notícias do dia!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *