Goolsbee, do Fed de Chicago, acredita que é prematuro cantar vitória contra a inflação.

Por Eduardo Magossi, Valor – São Paulo
18/12/2023 10h29 Atualizado há 11 horas
O presidente da filial do Federal Reserve Bank de Chicago, Austan Goolsbee, enfatizou, nesta segunda-feira (18), durante uma entrevista à rede CBS, que ainda é cedo demais para comemorar o sucesso do banco central dos EUA em trazer a inflação de volta à meta de 2% sem causar uma grande recessão.
Goolsbee se une a outros presidentes das filiais, como John Williams (Nova York), Raphael Bostic (Atlanta) e Loretta Mester (Cleveland), que, desde sexta-feira (15), têm transmitido a mensagem de que é cedo para pensar em cortar os juros, após comentários do presidente do Fed, Jerome Powell, na quarta-feira (13), sugerirem o contrário.
Os comentários de Powell fizeram com que as bolsas de valores atingissem altas recordes e os rendimentos dos títulos do Tesouro caíssem significativamente.
De acordo com Goolsbee, o Fed precisa continuar dependendo de dados e tomar decisões de reunião em reunião. “Um aumento nos preços do petróleo, a escalada de conflitos geopolíticos, o colapso da economia chinesa ou uma grande crise de crédito nos EUA que afete o setor bancário poderiam impedir uma aterragem suave”, afirmou.

Siga nosso canal e receba as notícias mais importantes do dia!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *