EUA: Em novembro, o índice de preços de despesas com consumo (PCE) registra uma diminuição de 0,1% em relação a outubro.

Por Igor Sodré, Valor — São Paulo

22/12/2023 11h24 Atualizado há um dia

O índice de preços de gastos com consumo (PCE, da sigla em inglês) teve uma queda de 0,1% em novembro, de acordo com o relatório do Escritório Federal de Análise Econômica dos EUA (Bea, da sigla em inglês), divulgado nesta sexta-feira.

Em comparação ao ano anterior, o indicador subiu 2,6% em novembro, mostrando uma desaceleração em relação aos 2,9% registrados em outubro.

O núcleo do PCE — que exclui alimentos, energia e outros produtos voláteis — também apresentou uma redução, subindo 0,1% em novembro, em comparação com os 0,2% no mês anterior. Em relação a novembro do ano passado, o núcleo do PCE subiu 3,2%, em comparação com a alta de 3,5% do mês anterior.

Em relação a outubro, os preços de bens diminuíram 0,7% e os preços de serviços subiram 0,2%. Já os preços dos alimentos caíram 0,1% e os de energia recuaram 2,7%.

No acumulado do ano, os preços de bens diminuíram 0,3% e os preços de serviços avançaram 4,1%. Os preços dos alimentos aumentaram 1,8% e os de energia caíram 6,0%.

Os gastos com consumo apresentaram um aumento de 0,2%, mantendo-se estáveis em relação ao mês anterior. A renda pessoal teve um crescimento de 0,4% em novembro, totalizando US$ 81,6 bilhões. Esse crescimento foi maior do que os 0,2% registrados em outubro.

Siga nosso canal e receba as notícias mais importantes do dia!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *