Cathie Wood busca evitar ‘risco regulatório da SEC’ com fundo de investimento em bitcoin.

Por John Cheng e Yueqi Yang – Bloomberg
29/12/2023 05h02 Atualizado há um dia
Cathie Wood, a investidora mais conhecida dos EUA em inovação tecnológica, ajustou suas apostas em bitcoin para aumentar sua exposição a futuros da criptomoeda e, ao mesmo tempo, evitar o risco de uma decisão desfavorável por parte dos reguladores americanos para o setor.
O ARK Next Generation Internet ETF, de Wood, vendeu todas as 2,25 milhões de ações que ainda possuía no Grayscale Bitcoin Trust na quarta-feira, de acordo com dados compilados pela Bloomberg, antes de uma decisão iminente sobre seu pedido de ser convertido em um fundo negociado em bolsa que investe diretamente em bitcoin.
No mesmo dia, o fundo de Wood comprou 4,32 milhões de ações do ProShares Bitcoin Strategy ETF, que investe em futuros de bitcoin, tornando-se o segundo maior acionista desse fundo.
A Securities and Exchange Commission (SEC), a comissão de valores mobiliários dos EUA, permite que fundos negociados em bolsa invistam em futuros de bitcoin, mas ainda não autorizou um ETF a investir diretamente na moeda digital. A primeira decisão da agência reguladora sobre o assunto é esperada até 10 de janeiro.
Wood disse à Bloomberg Television que essa mudança é baseada em “um excesso de cautela” caso a conversão do Grayscale em ETF não seja aprovada.
O primeiro pedido de aprovação de ETF de bitcoin à vista na fila é da própria Wood, apresentado pela ARK Investment Management em parceria com a 21Shares.
No entanto, o risco é maior para o Grayscale porque o fundo já existe e a possível aprovação da negociação em bolsa já está precificada. O valor de suas cotas, que são negociadas no mercado de balcão, mais que quadruplicou este ano.
“Não sabemos exatamente quem será aprovado e se eles atenderão a todos os critérios que a SEC nos apresentou”, afirmou Wood. “Continuamos otimistas em relação ao bitcoin, como sempre estivemos.”
No início desta semana, a Grayscale Investments anunciou que Barry Silbert, CEO do Digital Currency Group, que está envolvido em disputas legais, renunciou ao cargo de presidente do conselho e será substituído por Mark Shifke, diretor financeiro do DCG. A mudança no conselho foi vista por alguns como um passo positivo da Grayscale para obter a aprovação da SEC para converter seu fundo em um ETF.
O ARK Next Generation Internet subiu 103% este ano, em comparação com um avanço de 55% do índice Nasdaq 100. No entanto, a trajetória do fundo tem sido volátil, com uma queda de 67% em 2022.
Siga nosso canal e receba as notícias mais importantes do dia!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *