Bahia é derrotado pelo América-MG e se encontra no Z-4 na última rodada.

O Bahia perdeu uma excelente oportunidade de depender apenas de si mesmo para escapar do rebaixamento no Campeonato Brasileiro. Enfrentando o já rebaixado América-MG, a equipe baiana foi derrotada por 3 a 2, neste domingo, na Arena Independência, em Belo Horizonte (MG), pela 37ª rodada. Mesmo jogando o segundo tempo com um jogador a mais, após a expulsão de Mateus Henrique, o Bahia pressionou até o final, mas não conseguiu evitar a derrota.

Com esse resultado, o Bahia começa a última rodada na 17ª posição, com 41 pontos. A tragédia não foi ainda pior porque o Vasco e o Santos também perderam seus jogos, respectivamente, para o Grêmio (1 a 0) e o Athletico (3 a 0). Se eles tivessem vencido, o Bahia teria sido rebaixado matematicamente.

O América-MG voltou a vencer após 15 jogos, chegando a 24 pontos, mas ainda assim terminará o Brasileirão em último lugar. Quem também comemorou foram o Cruzeiro e o Corinthians, que se livraram matematicamente do rebaixamento. O time paulista também garantiu a classificação para a Copa Sul-Americana de 2024.

Na luta contra o rebaixamento, o Bahia tinha mais a perder do que o América-MG. Tentando pressionar nos primeiros minutos, Kanu cabeceou bem e Jori fez uma bela defesa. Em seguida, o meio-campista Thaciano acertou a trave. Com tanta presença na área, os visitantes tiveram um pênalti a favor, depois que a bola bateu no braço de Mateus Henrique. Everaldo converteu a penalidade e abriu o placar aos 25 minutos.

A alegria do Bahia durou pouco. Logo aos 29 minutos, Ricardo Silva subiu entre os zagueiros e cabeceou firme para empatar para os donos da casa. O gol foi um choque para o Bahia, que viu o América-MG dominar o jogo e virar o placar aos 37 minutos. Renato Marques recebeu na intermediária, sem marcação, e a bola desviou levemente na defesa antes de entrar no canto direito do gol.

No segundo tempo, mais um golpe duro para o Bahia. Logo aos dois minutos, Rodriguinho avançou pela direita e cruzou na medida para Renato Marques, que finalizou na pequena área e marcou seu segundo gol na partida. A reação dos baianos veio rápida desta vez. Cauly deu um belo passe para Ademir, que driblou o goleiro e diminuiu a diferença aos 11 minutos. A situação do Bahia ficou melhor quando Matheus Henrique foi expulso por falta em Biel. Com um jogador a mais, o jogo ganhou intensidade.

Kanu e Ademir tiveram chance de empatar, mas falharam na finalização. O América-MG aceitou a troca de oportunidades e levou perigo nos contra-ataques. Com várias chances desperdiçadas, Ademir perdeu um gol incrível. Após um cruzamento rasteiro, o atacante estava na pequena área, sem goleiro, e mandou a bola para fora. A noite não era de Ademir. Na reta final, o atacante perdeu outro gol inacreditável, dessa vez de cabeça.

Na última rodada, o Bahia receberá o Atlético-MG na Fonte Nova, que ainda tem chance de ser campeão. Já o América-MG se despedirá contra o Goiás, que também foi rebaixado, na Serrinha, já pensando na Série B em 2024. A 38ª rodada será disputada simultaneamente na quarta-feira, às 21h30.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *