As negociações que estão em andamento para a libertação de mais reféns de Israel estão progredindo.

Por Valor — São Paulo
15/01/2024 11h35 Atualizado há 20 horas

Uma nova rodada de negociações está avançando para estabelecer um acordo visando a liberação dos reféns israelenses que estão sob o controle do grupo terrorista Hamas. Segundo o “The Guardian”, espera-se que esse acordo seja firmado nos próximos dias.

Na semana passada, o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu confirmou essa movimentação, porém os detalhes sobre o retorno dos reféns ainda não foram divulgados. No entanto, há a expectativa de que pelo menos a entrada de medicamentos necessários para as pessoas em cárcere seja liberada pelo Hamas.

Após os ataques ocorridos no dia 7 de outubro, o Hamas manteve 250 pessoas como reféns, com o governo de Israel alegando que o grupo terrorista ainda detém 130 pessoas.

De acordo com o “The Guardian”, o impulso para esse novo acordo veio da pressão exercida pelas famílias daqueles que estão detidos na Faixa de Gaza. Elas pressionaram o governo de Israel a estabelecer um acordo que permita a entrada de medicamentos essenciais.

Espera-se que nos próximos dias, representantes do Comitê Internacional da Cruz Vermelha visitem os reféns para entregar medicamentos e tratá-los, conforme informações do “The Guardian”.

Apesar da possibilidade desse novo acordo, Netanyahu afirmou no sábado que a guerra contra o Hamas continuará “até o final, até a vitória completa”, uma mensagem que não foi bem recebida pelos Estados Unidos.

O porta-voz do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca, John Kirby, afirmou à “CBS” que os EUA têm conversado com Israel sobre uma transição para operações de baixa intensidade. Ele considera que esse é o momento adequado para reduzir as operações militares na Faixa de Gaza, numa tentativa de acalmar os ânimos dos israelenses em meio ao aumento da tensão na região.

Siga nosso canal e receba as notícias mais importantes do dia!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *