As bolsas europeias registram quedas devido à diminuição da atividade na zona do euro e na Alemanha.

EM ALTA

Por Eduardo Magossi, Valor — São Paulo

15/01/2024 14h14 Atualizado há 17 horas

As bolsas da Europa encerraram em queda hoje devido a dados negativos do Produto Interno Bruto (PIB) da Alemanha e a queda na produção industrial da zona do euro. Também houve baixa liquidez devido ao feriado de Martin Luther King Jr. nos EUA.

No fechamento, o índice Stoxx 600 caiu 0,54%, a 474,18 pontos. O índice DAX, de Frankfurt, recuou 0,48%, fechando em 16.625,78. O CAC 40, de Paris, teve uma queda de 0,72%, fechando a 7.441,68, e o FTSE 100, de Londres, registrou uma queda de 0,45%, terminando em 7.590,94 pontos.

A Destatis, agência de estatísticas alemã, divulgou que o PIB alemão de 2023 teve uma contração de 0,3%, a primeira desde 2020.

“A atividade econômica na Alemanha provavelmente permanecerá fraca este ano, depois que os dados do PIB mostraram que o país teve um desempenho significativamente inferior a outras grandes economias em 2023”, disse Stefan Schilbe, economista-chefe do HSBC para a Alemanha.

Segundo Schilbe, o consumo privado foi fraco, refletindo os efeitos da perda de poder aquisitivo devido à alta inflação em 2022. Embora os rendimentos reais estejam aumentando novamente, a incerteza entre as famílias ainda é alta, de acordo com pesquisas com consumidores.

A produção industrial da zona do euro caiu 0,3% em novembro na comparação mensal, com uma queda de 6,8% na comparação anual, de acordo com a Eurostat. O bloco continua lutando contra pressões inflacionárias.

O fechamento negativo dos índices europeus também foi influenciado por alertas de lucro emitidos por várias empresas. A PageGroup, especialista em recrutamento, teve uma queda de 0,31% depois de informar que seu lucro operacional de 2023 será menor do que o previsto, devido a uma queda global nas contratações. A construtora Crest Nicholson fechou em queda de 0,81% após divulgar um alerta de lucro devido a custos mais altos do que o esperado e uma multa. A empresa de tecnologia francesa Atos caiu 15,13% depois de anunciar que seu fluxo de caixa será menor do que o esperado no segundo semestre.

Siga nosso canal e receba as notícias mais importantes do dia!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *