Apesar dos maus resultados econômicos do centro financeiro, Xi Jinping enaltece líder de Hong Kong.

Por Valor — São Paulo

18/12/2023 09h10 Atualizado há 11 horas

O presidente chinês, Xi Jinping, elogiou o líder de Hong Kong, John Lee, por defender a segurança nacional, remodelar o sistema de conselhos distritais e conduzir uma recuperação econômica pós-pandemia.

Xi disse que o governo central endossa totalmente o trabalho de Lee, que “consolidou a tendência geral de transformar Hong Kong do caos em ordem”, ao mesmo tempo que colocou a ilha “no caminho da prosperidade”, de acordo com um vídeo publicado pela TVB depois que os dois se encontraram.

O líder da cidade normalmente visita uma vez por ano os altos escalões do Partido Comunista para informar sobre a atividade econômica de Hong Kong e outras questões.

A viagem de Lee a Pequim – sua segunda visita oficial – ocorre no momento em que o centro financeiro coloca o maior acusado de conspirar contra a segurança nacional, o ex-magnata da mídia Jimmy Lai, em julgamento esta semana.

Ativista pró-democracia, Jimmy Lai é acusado de conspirar com forças estrangeiras para pôr em perigo a segurança nacional ao abrigo da legislação abrangente que Pequim impôs a Hong Kong em 2020 e de publicar material sedicioso. Ele pode pegar prisão perpétua. Esse caso foi condenado pelas democracias ocidentais em todo o mundo, incluindo o Reino Unido e os EUA.

Garantia do capitalismo na ilha

Xi reiterou nesta segunda-feira que não há mudança no princípio de governo de Hong Kong, “Um País, Dois Sistemas”, e prometeu garantir o capitalismo na cidade. Ele também elogiou Lee por “injetar continuamente um novo impulso de crescimento” na economia local.

No entanto, este ano está se apresentando como um dos piores da memória recente para o centro financeiro, com o índice Hang Seng em queda de cerca de 16% e os fundos angariados através de ofertas públicas iniciais terem sido os menores desde o estouro da bolha pontocom.

O primeiro-ministro Li Qiang também esteve presente na reunião com Xi e Lee, de acordo com a TVB, marcando a primeira vez que um executivo-chefe de Hong Kong é conhecido publicamente por ter se sentado com os dois líderes ao mesmo tempo na prestação de contas anual.

Lee se reunirá com o vice-primeiro-ministro Ding Xuexiang, que supervisiona os assuntos de Hong Kong e Macau, durante a sua viagem de quatro dias que começou no domingo, informou anteriormente o “South China Morning Post”.

Siga nosso canal e receba as notícias mais importantes do dia!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *