Alemanha e Lituânia firmam acordo para estabelecer uma unidade militar fixa no país báltico.

Por Valor — São Paulo
18/12/2023 13h27 Atualizado há 17 horas

A Alemanha e a Lituânia assinaram nesta segunda-feira um plano para estabelecer uma brigada permanente de aproximadamente 4.800 soldados alemães no país báltico nos próximos quatro anos, com o objetivo de fortalecer as defesas da Otan na parte leste da aliança.

O ministro da Defesa alemão, Boris Pistorius, e seu homólogo lituano, Arvydas Anusauskas, aprovaram um roteiro da operação em Vilnius, descrevendo como os militares alemães irão implantar sua primeira missão estrangeira permanente desse porte.

As tropas começarão a chegar à Lituânia no próximo ano e o contingente será gradualmente aumentado até se tornar uma brigada em grande escala até 2027. “A Alemanha compreende as novas realidades da política de segurança”, disse Pistorius aos repórteres ao lado do seu homólogo lituano. “Estamos enviando um sinal claro àqueles que representam uma ameaça à paz e segurança na Europa.”

A medida contribuirá para uma revisão mais ampla da postura de defesa da Otan no leste, em meio à guerra na Ucrânia e à pressão das autoridades lituanas, que fizeram lobby por uma postura mais forte para evitar agressões russas.

Siga nosso canal e receba as notícias mais importantes do dia!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *