A partir das 22h desta segunda-feira, as transações com Documento de Ordem de Crédito (DOC) serão encerradas.

Por Eulina Oliveira, Valor — São Paulo

15/01/2024 08h38 Atualizado há 13 horas

As transferências por meio do Documento de Ordem de Crédito (DOC) poderão ser realizadas até as 22h desta segunda-feira (15). Após esse prazo, esse meio de pagamento não estará mais disponível.

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) lembra que, além do DOC, também serão descontinuadas as operações de Transferência Especial de Crédito (TEC), utilizadas exclusivamente por empresas para o pagamento de benefícios a funcionários.

De acordo com a Febraban, a data limite para o agendamento de DOC é 29 de fevereiro de 2024, quando o sistema será encerrado de forma definitiva. Nessa mesma data, os bancos também deixarão de processar os agendamentos enviados pelos clientes.

O DOC, criado em 1985 pelo Banco Central, perdeu espaço para métodos mais rápidos e econômicos de transferência de recursos, principalmente após o lançamento do Pix em novembro de 2020.

Um levantamento realizado pela Febraban, com base em dados divulgados pelo BC, mostra que no primeiro semestre de 2023 foram realizadas apenas 18,3 milhões de operações via DOC, representando apenas 0,05% do total de 37 bilhões de transações ocorridas no ano. O DOC ficou significativamente atrás de cheques (125 milhões), TED (448 milhões), boleto (2,09 bilhões), cartão de débito (8,4 bilhões), cartão de crédito (8,4 bilhões) e do Pix (17,6 bilhões).

Tanto no caso do TEC quanto do DOC, o valor máximo para transferências é de até R$ 4.999,99. As transferências por meio do DOC são concluídas um dia após o banco receber a ordem de transferência, enquanto o TEC garante a transferência de recursos até o final do mesmo dia em que a ordem foi dada. A diferença entre as operações é que o TEC permite ao emissor transferir recursos para diferentes contas simultaneamente, o que não é possível com o DOC. Além disso, cada banco estabelece a tarifa cobrada pelas operações em diferentes canais de atendimento ao cliente.

Siga nosso canal e receba as notícias mais importantes do dia!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *